Sempre que ouço a voz dela mesmo depois de tantos anos e eu não sendo mais aquela menina de 10 anos cujo ela ensinou no 4 ° ano primário .
Ainda tenho reavivado na memoria ao som da voz dela tanto bons momentos .Sou capaz de sentir o cheiro do avental ,lembrar de como pronunciava meu nome (NaDirrr), lembrar de como ela passeava pela sala entre as carteira com os braços para traz e sempre parava em alguma mesa cujo o colega estivesse com mais dificuldade em executar a tarefa , apontava com o dedo indicador e começa ali uma aula particular.
Isso sim era afeto não lembro dela com beijos e "melações" com alunos era seria, de voz firme, postura ereta , sempre impecável .Porem era de afetividade única sabíamos que ela estava ali, sempre nos corrigia, chamava atenção, ficava brava, dava broncas .Mas seu olhar nos revelava toda afetividade que qualquer criança precisava para aprender e crescer bem.
Hoje como todos que passam por aqui já sabem ,sou professora e tenho ela como meu maior exemplo. e ja postei isso em outros posts aqui.
Então fico a me perguntar: Naquela epoca os professores eram sérios, firmes e foram capazes de deixar em nós seu alunos na época, doces recordações e muito aprendizado.
Hoje ouço falar na afetividade na escola (inclusive meu TCC foi nesta linha) ,no olhar que tem que se diferenciado para o aluno e percebo o grande equivoco que se tem em relação a estas falas ser afetivo se confunde com ser permissivo, olhar diferenciado muitas vezes se entrelaça ao olhar piedoso e subestimador e ai temos professores que pensam ser extremamente afetivos mas na verdade não são .
Criança percebe muito alem de gente grande... elas sabem o valor do não , das broncas, e sabem quando os adultos estão ali só por estar ou quando estes vieram pra fazer a diferença em suas vidas.
Acho na verdade que nós professores mais novos, deveríamos todos termos um laboratório com estes que nos formaram com tanto esmero e assim podermos deixar em nosso alunos tantas impressões boas quanto a que eles com toda experiência que tinham nos deixaram. Darci Biage , Muitooo abrigado por tem sido a Melhor e Maior professora que tive obrigada pelas broncas, pelos nãos, pelas cobranças das tarefas não feitas ou por me mandar refazer as mal feitas(rsrs) por impor limite e por se mostra mesmo séria com voz firme com cobranças todo carinho que tinha por nós seus alunos. Espero deixar nos meus almenos um pouco do que a senhora deixou em mim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário